segunda-feira, 4 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE (05/06)

Projeto: amigos do planeta

1 – Identificação
Nome da Escola: E.M.E.B. Faustina da Luz Patrício           Cidade: Tubarão/SC
Série: Pré ao 5º ano                                                       Nº de alunos: 92 alunos
Professores: Fernando Carvalho
                   Maria Aparecida Francisco Fernandes
                   Luciane S. da Silva Nunes

2 – Definição do Tema
Hoje em dia, vivemos a chamada "era do descartável". A maioria dos produtos que adquirimos vem em embalagens que são imediatamente descartadas quando seu conteúdo é consumido. Esse material desprezado é chamado de sucata. O que você faz com a sucata? Joga fora. Você e os outros seis bilhões de habitantes do planeta. Considerando que cada pessoa produz em média 1 kg de lixo por dia - incluindo materiais orgânicos - imagine a enorme quantidade de detritos acumulados ao longo do tempo!
Agora dá pra entender por que o destino do lixo é considerado um problema tão grave, não é mesmo? Por isso, é importante saber que existem muitas formas de aproveitar esses materiais. A mais importante delas é a reciclagem. Se você ainda não separa o lixo reciclável, está na hora de começar! Todos os objetos feitos de alumínio, vidro, papel ou plástico devem ser separados em um saco exclusivo.
Em alguns locais, caminhões da prefeitura recolhem os recicláveis uma vez por semana. Outra alternativa é levar o lixo reciclável a um posto de coleta. Existem também os catadores de material reciclável, aqueles que passam com suas carroças pela rua. Eles vendem o material que recolhem e muitos conseguem sustentar a família com este trabalho.
A sucata também serve de matéria-prima para produtos artesanais, que podem se converter numa fonte de renda. Muitas pessoas a usam para a confecção de luminárias, bolsas, bijuterias, peças de decoração e muitos outros objetos. Já os alunos da E.M.E.B. Faustina da Luz Patrício podem transformar a sucata em brinquedos! Além de divertida, essa atividade é uma ótima oportunidade para ensinar a todos a importância da reutilização do lixo.
Trabalhar com sucata também ajuda as crianças e os adolescentes a desenvolver a criatividade, a imaginação e o senso estético, além de resgatar a importância do próprio brinquedo.

3 – Objetivo(s)
  • Refletir acerca dos produtos que consumimos, o lixo que produzimos e o reaproveitamento racional deste através da reciclagem;
  • Discutir e criar formas alternativas de ação, cuidado e melhora do meio ambiente;
  • Criar e formar consciência ecológica com a comunidade escolar;
  • Confeccionar brinquedos com as sucatas;

4 – Conteúdos
Jogos Populares, Brincadeiras, Jogos de Salão, Jogos Cooperativos, Ginástica com
Elementos.

5 – Disciplinas envolvidas
  • Educação Física, Ciências e Artes.

6 – Metodologia / Procedimento / Cronograma
         Este projeto tem a duração prevista de quatro semanas (21/05 à 15/06). Está sendo feito através de pesquisas realizadas na internet, revistas e informativos, trazendo conhecimentos adquiridos para socializar com o grupo. Houve a análise de embalagens e também o trabalho com recortes e colagens de materiais diversos. Como objetivo principal do trabalho, foram realizadas as confecções de brinquedos alternativos através das sucatas.
         Outros procedimentos que estão sendo utilizados são: a realização de palestras com pessoas envolvidas com a questão ambiental; a vivência e o passeio a locais degradados e preservados; a produção e a confecção de álbuns de desenhos, gravuras, fotos etc.; a montagem de maquetes; as ações positivas com o plantio de árvores, a coleta seletiva de lixo, a gincana ecológica e o passeio ecológico; as montagens de jogos como bingos, trilhas etc.; a reciclagem e o reaproveitamento de materiais (oficinas de sucata); e os contatos com ONGS que militam na questão ambiental.

7 – Recursos utilizados (recursos tecnológicos)
         Os materiais a serem utilizados são os seguintes: tesouras, colas, fita adesiva, canetinhas, tintas, retalhos, garrafas PET, latas, barbantes, revistas, jornais, tampas de garrafas, copos de iogurte, papelão, espetinho de gato, enfim as sucatas em geral. Como recurso tecnológico utilizou-se a internet e máquina digital para pesquisar e registrar informações pertinentes ao tema trabalhado. Após a realização deste processo utilizamos a internet para acessarmos o blog da escola, onde podemos visualizar as fotos das nossas atividades.

8 – Registro do Processo (fotos)
Abaixo, confira algumas sugestões de brinquedos que podemos construir. Mas, não deixe de oferecer vários materiais a todos os alunos e deixar que eles mesmos descubram novas formas de utilizá-los. Mãos à obra!

  • Bilboquê
                                    

  • Paraquedas
               
  • Passa bola
                      
  • Peteca
                                    
  • Vareta gigante
                                   
  • Boliche
                                  
  • Jogo da velha
                                    
  • Trilha / Come-come


  • Come bila


  • Derruba latas

  • Pé de lata
                                    
  • Vai-vem

  • Galinha

  • Trem

  • Cachecol





  • Exposição de alguns brinquedos que construimos durante o nosso projeto:



  • 9 – Avaliação e Resultados
    Com a realização do projeto "amigos do planeta", conseguimos atingir nossos objetivos propostos, assim como construir com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um bom espaço para o futuro.
    Isso posto, esse projeto é um trabalho em que nossa Escola marca a sua ação dentro do quadro educacional de nossa comunidade e se firma como uma instituição preocupada com a formação integral e total de nossos alunos.

     
    10 – Referências Bibliográficas
    • RODRIGUES, Cícero. Brincando com sucatas. Rio de Janeiro: Sprint, 2004. 72p.

    • MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo-sucata e a criança: a importância do brincar, atividades e materiais. 3. ed. São Paulo: Loyola/SC, 1999. 111 p.

    • WEISS, Luise. Brinquedos & engenhocas: atividades lúdicas com sucata. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1993. 144 p.

    • MIRANDA, Simão de. Faça seu próprio brinquedo: a sucata como possibilidade lúdica. 4. ed. Campinas: Papirus, 2005. 32 p.

    2 comentários:

    1. O blog ta show e as atividades são ótimas .... te admiro ... Parabéns pela dedicação .... Você é realmente um excelente profissional da nossa área.

      ResponderExcluir
    2. Grande Profº Fernando, muito bom esse seu trabalho com recicláveis. Só tenho uma reclamação a fazer. Ainda não virou livro!!! Tens um grande potencial em mãos e seu trabalho tem que ser compartilhado com todos, então, quem sabe torne ele um livro ou um manual. Certamente será um sucesso.

      ResponderExcluir